-
Arquitetos: Neiheiser Argyros
- Área: 140 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Lorenzo Zandri
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Tela Escultural de North Greenwich é uma tela metálica perfurada escultórica de 14 metros de altura que envolve uma saída de exaustão e uma saída de incêndio do metrô de Londres. A estrutura se dobra e se abre de modo a acomodar uma grande tela de mídia digital, um pequeno café, e banheiros públicos. A pele metálica ondulada tanto oculta como revela a infra-estrutura contida no seu interior, criando um véu sutilmente dinâmico que muda ao longo do dia.
O projeto foi concebido para dialogar com o Tide, situado ao lado, um parque linear elevado projetado por Neiheiser Argyros em colaboração com Diller Scofidio+Renfro e inaugurado no verão passado. As duas obras de arquitetura entrelaçam-se geometricamente - quase dançando - embora nunca se toquem e expressem linguagens visuais intencionalmente contrastantes. Enquanto o Tide é curvo e sólido, o invólucro de tela é angular e translúcido. Os dois projetos tem discursos opostos.
A obra é ao mesmo tempo presente e ausente. Por um lado, a sua localização adjacente à O2 Arena e à estação de metrô North Greenwich significa que será vista por milhares de pessoas diariamente, exigindo uma forte identidade visual. Por outro lado, se mescla com a paisagem de fundo, como um momento de sossego visual em comparação com as geometrias e padrões ecléticos que a circunda.
Em certos momentos, o metal perfurado capta a luz e adquire uma aparência muito nítida. Outras vezes, a silhueta se desfoca ligeiramente, refletindo e distorcendo a luz que atravessa, simplesmente pairando para além da compreensão visual.